Orientações para ministérios e famílias que lidam com pessoas com dependência química.

Aula 1 - Dependência química - um grave problema de saúde pública

Neste capítulo introdutório vamos ver dados e informações sobre dependência química do mundo e do Brasil para assim entender a relevância desse assunto para a vida da igreja e suas famílias.

Aula 2 - O homem criado por Deus

Quando vamos apresentar o evangelho, alguns pressupostos básicos que precisam ser respondidos no que diz respeito a quem somos, de onde viemos e qual o propósito da vida.

Aula 3 - O homem criado à imagem de Deus

Em continuidade à aula anterior, vamos seguir os pressupostos que fundamentam o propósito deste curso, agora compreendendo a criação do homem à imagem e semelhança de Deus.

Aula 4 - A natureza pecaminosa do homem

Outro pressuposto fundamental no propósito desse curso diz respeito ao entendimento da condição de pecado que é inerente ao homem e essa compreensão é essencial para nosso entendimento.

Aula 5 - O homem em crise

Todos esses pressupostos vistos até agora são essenciais de serem entendidos, pois nosso objetivo é chegar de fato ao problema central do homem, entendendo como se dá o processo de dependência química na vida do indivíduo.

Aula 6 - O que são hábitos escravizadores

Nesta aula vamos entender o que é o vício à luz da Bíblia, e o que são os hábitos escravizadores. Vamos compreender as causas desses hábitos segundo os pressupostos já vistos nas aulas anteriores...

Aula 7 - Diferença entre pecado ou doença e recuperação ou transformação

Neste capítulo vamos mudar nossa forma de enxergar a dependência química de forma secular para compreender segundo as escrituras sobre essas perspectivas.

Aula 8 - Processo de discipulado

Quando a pessoa com hábitos escravizadores é alcançada pela graça de Deus, precisa iniciar uma jornada de discipulado a fim de entender a causa dos seus conflitos e os caminhos para reestabelecer uma nova vida com seus familiares, e esse é o tema da última do curso.