Olá, meu nome é Eleny Vassão, eu sou capelã hospitalar pelo Supremo Concílio da IPB, desde 1982. Meu trabalho é preparar novos capelães e visitadores para hospitais de todo o Brasil e também desenvolver o ministério de capelania hospitalar diariamente em muitos hospitais, levando o conforto e esperança através da Palavra de Deus, aos enfermos, seus familiares e também aos profissionais da saúde e funcionários nos nos hospitais.

Hoje, nós vamos estar conversando sobre um tema muito importante, compaixão, capelania e missões.

Aula 1 - Quem éramos, o que Deus fez e quem somos?

Nesse módulo vamos nos lembrar quem nós éramos, o que Deus fez em nossa vida e quem somos. Com essa perspectiva somos chamados para executar a sua boa obra, trabalhando em capelania, em missões urbanas.

Aula 2 - Capelania, missões urbanas e o exemplo de Jesus

Neste capítulo vamos aprender com o exemplo de Jesus, que caminhava entre as multidões e era sensível ao sofrimento humano. Também vamos conhecer sobre a capelania, sua história e aspectos que envolvem essa missão urbana.

Aula 3 - Aprendendo sobre compaixão com Jesus

É com Jesus que vamos aprender sobre compaixão. Vamos percorrer a Bíblia observando os atos de Jesus pelas perspectivas da sua compaixão diante da necessidade das multidões e pessoas ao seu redor.

Aula 4 - Necessidades das pessoas pt. 1

Neste módulo vamos compreender melhor as necessidades das pessoas, tentativas frustradas, culpa e o perdão de Deus em Cristo Jesus.

Aula 5 - Necessidade das pessoas pt. 2

Precisamos aprender a ouvir as necessidades das pessoas, identificar os motivos do seu estresse, sua busca incessante por algo, seus temores, sua falta de direção para atuar como a Bíblia nos diz: como cooperadores com Cristo, cuidar dessas vidas e levá-las aos pés do Salvador.

Aula 6 - Como atender necessidades espirituais, emocionais e sociais das pessoas

Assim como Jesus caminhava com as multidões e as ouvia, precisamos nos dispor a ouvir, precisamos entender as necessidades para, com compaixão, se dispor a amar como Jesus, atendendo suas necessidades espirituais, emocionais e sociais.

Aula 7 - Imitando Jesus e fazendo capelania e missões urbanas

Como você cumprir o chamado do Senhor de fazer missões urbanas em sua comunidade, em sua região. São várias as áreas de atuação que você pode se envolver na capelania e você vai conhecer melhor sobre elas nesse módulo.

Aula 8 - A igreja em missão - Como se envolver?

Neste módulo, vamos falar sobre como aproveitar as mais diversas oportunidades no nosso dia-a-dia para falar sobre a mensagem da esperança, sobre o amor de Jesus ao próximo e desenvolver capelania em nossa vizinhança, dentre outros exemplos.