O curso de Canto Congregacional oferece uma visão profunda sobre o papel do canto na adoração, unindo teologia, arte e cultura. Aborda a condução do louvor, a expressão dos afetos, a importância dos Salmos e hinos, e a preparação espiritual dos músicos, promovendo uma adoração verdadeira e comunitária, centrada em Deus.

Aula 1 - Chamados para Adorar

O vídeo introdutório do curso sobre Canto Congregacional aborda a importância do canto na adoração a Deus, destacando a responsabilidade de conduzir a igreja nesses momentos. A verdadeira adoração deve ser feita em espírito e verdade, com gratidão e reverência, e o canto é visto como uma extensão da oração e da devoção.

Aula 2 - Teologia do Canto Congregacional

O segundo vídeo da série sobre Canto Congregacional discute a teologia por trás do canto congregacional, destacando sua importância como expressão de louvor e adoração fundamentada na graça e na aliança divina. O canto congregacional não é apenas uma forma de adoração, mas também uma ferramenta didática que ensina verdades teológicas e serve como testemunho coletivo da obra de Deus em seu povo.

Aula 3 - Afetos

Os afetos revelados no Canto Congregacional

A aula 3 aborda o canto congregacional como expressão dos afetos na adoração, permitindo que a comunidade manifeste emoções como alegria e lamento diante de Deus. O louvor coletivo une os membros da igreja, fortalecendo sua conexão espiritual e expressando confiança e gratidão, mesmo em tempos difíceis.

Aula 4 - Música como Cultura e Arte: A orientação Bíblica

A aula 4 apresenta a relação entre música, arte e cultura no culto a Deus, destacando a importância de discernir as influências culturais que podem enriquecer o canto congregacional sem comprometer a essência espiritual. A aula também aborda a relevância dos instrumentos musicais e da preparação técnica e espiritual dos músicos para garantir uma adoração verdadeira e centrada em Deus.

Aula 5 - Uma música Exclusiva para Deus

A aula 5 traz uma reflexão sobre a importância do canto congregacional e da música exclusiva para Deus, destacando que a arte deve refletir a santidade e o caráter divino. Hoje, a igreja é chamada a criar uma cultura musical que exalte a Deus, mantendo a pureza espiritual e destacando a exclusividade do relacionamento com Ele.

Aula 6 - A forma que Evidencia o Conteúdo

Neste módulo 6, Rev. Anuacy aborda a importância dos Salmos, hinos e cânticos espirituais na adoração cristã, destacando seu papel em expressar a fé, ensinar verdades teológicas e unir a comunidade. A integração desses elementos proporciona uma experiência de fé mais rica e profunda.

Aula 7 - Condução e direção do Canto Congregacional

Esta aula vai tratar da importância da condução do canto congregacional na adoração cristã. O papel do líder e sua condução, que envolve aspectos éticos e estéticos, buscando respeito às normas sociais e à moralidade, além de criar um ambiente que fortaleça a comunhão.

Aula 8 - O Canto que vai Além da Voz

Este último módulo destaca a importância da alegria e reverência no canto congregacional, essencial para a adoração coletiva e a comunhão com Deus. A expressão física da adoração, através de gestos como levantar as mãos, abaixar a cabeça e ajoelhar-se, simboliza entrega, humildade e submissão a Deus, promovendo uma conexão espiritual autêntica.