Curso básico de preparo de sermões bíblicos, expositivos e missionais, voltado para quem quer aprender a pregar ou se aprimorar na arte da pregação. O curso apresenta a tarefa da pregação como uma grande jornada, percorrida em 3 etapas, até chegar ao destino que é a entrega de sermões. Ao longo do percurso, temos paradas estratégicas que se completam.

Rev. Adrien Bausells - Pastor presbiteriano e escritor.

Aula 1 - O preparo para a jornada da pregação

A jornada da pregação se inicia no preparo, então, são apresentadas as convicções teológicas da pregação.

Aula 2 - O roteiro da jornada da pregação

O roteiro começa com a seleção do texto bíblico e culmina com a entrega do sermão na pregação aos seus ouvintes. Neste módulo, são apresentadas 3 etapas fundamentais para a jornada da pregação.

Aula 3 - O conteúdo do sermão

O conteúdo a ser selecionado deve servir a dois propósitos: exposição bíblica e aplicação contextualizada.

Aula 4 - O percurso pelo texto bíblico - parte 1

A primeira parada que se deve fazer no trajeto pelo texto bíblico, é a escolha e delimitação desse texto. A segunda parada se refere ao estudo do texto e seus contextos e a terceira parada diz respeito à estrutura literária do texto.

Aula 5 - O percurso pelo texto bíblico - parte 2

A quarta parada que se deve fazer ao longo do percurso é identificar e apontar o problema, a graça e a missão no texto, e a quinta parada trata de identificar e apontar o problema, a graça e a missão no sermão ou no contexto para o qual será pregado.

Aula 6 - O percurso pela composição do sermão - parte 1

Nesta etapa, o percurso será pelo esboço da estrutura homilética do sermão, que servirá como uma guia, tanto para a seleção, quanto para a organização do conteúdo a ser pregado.

Aula 7 - O percurso pela composição do sermão - parte 2

Trataremos da seleção e adaptação de ilustrações e exemplos que visam tornar as aplicações das verdades bíblicas e teológicas, mais efetivas na vida dos ouvintes, e então, escrever o manuscrito completo do sermão, usando uma linguagem adequada para a comunicação, para que as pessoas possam enxergar aquilo que será pregado.

Aula 8 - O percurso da entrega do sermão

Com o esboço e manuscrito completo em mãos, prepare a apresentação do sermão e prepare-se para pregar. Nesta última etapa são apresentadas dicas práticas para auxiliar o pregador.