Eu sou Letícia Muniz, estou aqui pra conversar com você e dar início a um curso onde nós vamos tratar sobre evangelização e acessibilidade de pessoas surdas. Pra você que tem interesse de começar o ministério na sua igreja, de trabalhar com isso e alcançar as pessoas surdas da sua comunidade religiosa, esse é o primeiro passo, e estamos aqui pra ajudar você nesse processo.

Aula 1 - Motivos para implementar ministério para surdos - Dados e leis

Nas primeiras quatro aulas, vamos conversar sobre os motivos pelos quais devemos implementar ministério para surdos na sua comunidade religiosa. Neste primeiro vídeo vamos saber dados do Brasil e informações sobre a realidade da comunidade surda no nosso país, além de conhecer as leis de acessibilidade, dentre outras.

Aula 2 - Quem são?

Quem são os surdos e como devemos tratá-los? Vamos entender melhor sobre o surdo na perspectiva sócio-antropológica, observando o mundo a partir da vivência do próprio surdo, de forma que a igreja trace estratégias que vão de fato ser eficazes para a realidade da comunidade surda.

Aula 3 - Transculturalidade

Os surdos vivem numa cultura própria, a cultura visual, então é importante que sejam identificadas as características da forma na qual o surdo vivencia o mundo, se tanto se difere da realidade de uma pessoa típica, ouvinte. Ou seja, a igreja precisa pensar em missão transcultural quando considera a evangelização de surdos.

Aula 4 - Dados sobre surdos nas igrejas

Nesta aula vamos conhecer alguns projetos voltados para a tradução bíblica, iniciativas ministeriais de diversas denominações, e também vamos saber como está o trabalho dentro da IPB. E fica o desafio para que sua igreja abrace essa missão.

Aula 5 - Como implantar o ministério surdo - Primeiros passos

Neste módulo, vamos conversar sobre as etapas de implantação do ministério de surdos na igreja, a partir do momento em que se percebe essa necessidade na região em que a igreja se situa. As etapas são essenciais para que o trabalho seja feito com seriedade, seguindo expectativas corretas.

Aula 6 - Plano de ação

Agora vamos conversar sobre o perfil das pessoas que desejam fazer parte desse ministério. Quais requisitos são necessários? Ter pessoas com conhecimento da língua de sinais, por exemplo, é essencial para que o trabalho seja efetivo, mas outros fatores devem ser considerados. Outro movimento que a igreja deve fazer é no sentido de traçar planos de ação para alcançar os surdos de sua região.

Aula 7 - Acolhimento da pessoa surda

O ministério de surdos atua em missão, ou seja, não basta chamar para a igreja e pronto. Devem ser observados os costumes da comunidade surda, para só depois de entender as diferenças, será feito o movimento de acolher o surdo na sua integralidade, além de preparar a igreja para saber lidar com as diferenças.

Aula 8 - Discipulado da pessoa surda

Feito o acolhimento do surdo, qual o próximo passo? A equipe do ministério surdo precisa estar preparada para lidar com uma jornada de caminhada, num processo de discipulado que vai envolver diversas questões pessoais e familiares, visando o fortalecimento espiritual do surdo.