Rev. Alexandre Antunes é capelão na Universidade Presbiteriana Mackenzie e trabalha há 10 anos na evangelização de universitários.

Aula 1 - Entendendo a realidade da universidade: sob a ótica do jovem

Nesta aula, vamos entender o que é a universidade na perspectiva do jovem. Entrar na universidade significa que ele atingiu um status de aprovação, um nível que vai o levar a outro patamar, e esse ambiente universitário se posiciona como um ambiente hostil ao evangelho, por isso é tão importante que se entenda o efeito dessa postura na vida do jovem.

Aula 2 - Um novo olhar

A universidade possui um impacto forte em nossa sociedade e deve ser vista como um ambiente a ser alcançado pelo evangelho, em missão. Precisamos ressignificar a relação da igreja em sua visão sobre a universidade. Você pode ser um instrumento para promover a transformação na universidade.

Aula 3 - Entendendo a mente do jovem universitário

Para ter sucesso na evangelização de jovens universitários, é importante entender sua mente. Um desafio que o jovem vivencia é no que diz respeito aos relacionamentos, e esse é um dos aspectos que mais afasta o jovem do evangelho, ao longo de seus anos de estudo. Como entender essa influência? Como lidar com a pressão que o jovem vive?

Aula 4 - O desafio do intelecto

O que acontece com o jovem ao longo dos anos de estudo? A universidade exerce uma influência muito forte num tempo longo na vida do jovem. A vivência na universidade é uma imersão no ensino dos professores, e causa impacto profundo na transformação da mentalidade do jovem. É essencial entender esse processo para assumir a postura correta diante desse desafio.

Aula 5 - Ideologias

O ensino ideológico que a universidade exerce sobre os jovens é feito de forma objetiva, de forma declarada, em aulas, pelo discurso dos professores. Mas também há o ensino que ocorre de forma subjetiva, que vai desconstruindo conceitos que o jovem tinha antes de ingressar na universidade, e aos poucos ela estabelece sua cosmovisão na vida do estudante. Diante desse ambiente de desconstrução da fé, como agir?

Aula 6 - Como evangelizar o universitário: planejamento prático

Diante de tudo que já foi dito sobre o ambiente universitário, dramas e dificuldades que o jovem vive, nesse módulo você vai entender como traçar estratégias, de acordo com as particularidades da universidade que você pretende atuar nessa missão.

Aula 7 - Estratégias para evangelizar o universitário: investindo em relacionamentos

Neste módulo você vai entender estratégias que envolvem a divulgação da ação que você pretende realizar. Através de grupos de apoio, de relacionamento, de aconselhamento, você vai começar a ter abertura para falar do amor de Deus. Entenda que apesar do ambiente hostil, temos jovens que estão sedentos em ouvir a Palavra de Deus e você precisa se preparar para isso.

Aula 8 - Estratégias para evangelizar o universitário: criando pontes

Neste capítulo final você vai entender como criar pontes de assuntos e oportunidades para criar vínculos de relacionamentos, abrindo espaço para falar do evangelho e causar impacto na vida do jovem. Temos um tutorial do que o professor Alexandre faz com os jovens da faculdade Mackenzie.